Aerogel

É possível esfriar nossas casas sem usar eletricidade?

Logo O Canteiro
O Canteiro
line-break

Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!

O que preparamos para hoje:

  • Aerogel: É possível esfriar nossas casas sem usar eletricidade?

  • O Canteiro Memes

line-break

Você certamente já ouviu falar dos problemas ao meio ambiente causados por ar-condicionado. Você sabia que 20% da eletricidade mundial é gasta em AC e a demanda só aumenta? Isso contribui para as emissões de CO2 e libera refrigerantes hidrofluorcarbonetos nocivos. Mas e se disséssemos que existe uma solução que não usa eletricidade e combina resfriamento isolado, evaporação e radiação?

É uma abordagem única, inspirada em três frentes para resfriamento passivo, reminiscente de estruturas como torres coletoras de vento, pátios e varandas que são usadas há milhares de anos.

Pesquisadores desenvolveram um novo material, feito de aerogel de polietileno (PEA), para resfriamento passivo que não requer energia. Seu nome: ICER, a mais recente inovação dos pesquisadores do MIT. O ICER atua como um painel solar, porém ele é capaz de produzir resfriamento em vez de energia, usando princípios da termodinâmica para gerenciar o calor.

Os pesquisadores calcularam que o resfriamento de recipientes de alimentos com o ICER pode prolongar a vida útil dos alimentos em 40% em áreas úmidas e em mais de 200% em regiões mais secas, em comparação com sistemas de refrigeração tradicionais.

Mas não jogue fora sua geladeira ainda. Fabricar aerogel de polietileno, ou PEA, infelizmente é mais complicado do que se imagina.

Mas ainda há espaço para ser otimista.

Embora o processo de fabricação de PEA ainda seja caro e não escalável, pesquisadores da China e da Alemanha projetaram um resfriador passivo semelhante porém à base de aerogel feito de nanocristais de celulose (CNC), que pode ser produzido com mais eficiência. O resfriador baseado em CNC teve desempenho semelhante ao ICER podendo reduzir o consumo de energia em até 35%. Impressionante.

O resfriamento do ICER é poderoso o suficiente para atingir 9,3º C abaixo da temperatura ambiente e de temperatura sob luz solar direta. O resfriador baseado em CNC conseguiu uma queda de 9,2º C sob luz solar direta e cerca de 7,4º C no que os pesquisadores chamam de clima “quente, úmido e inconstante”.

Embora o alto custo de fabricação de aerogel em comparação com os materiais de isolamento tradicionais e a escala limitada de testes tornem a produção em massa de refrigeradores de aerogel impraticável no momento, o aerogel também possui propriedades isolantes úteis para serem usados em janelas.

O MIT fabricou com sucesso uma forma transparente de aerogel de sílica e estimou que uma janela de painel duplo utilizando aerogel seria 40% mais isolante do que as janelas tradicionais.

Legal, e quando teremos acesso a essa tecnologia?

Existem algumas empresas que vendem janelas incorporando aerogel em sua fabricação ou vidros à base de aerogel que podem ser aplicados em janelas e telhados de vidro existentes. Há muito que nos perguntamos se o resfriamento passivo com aerogel é possível e com novas formas de se produzir, mais baratas e eficientes, as barreiras para o uso generalizado começam a ser eliminadas.

E você? Acha que o aerogel causará impacto nos sistemas de resfriamento?

Você gostaria de adaptar seu AC com um desses painéis de resfriamento?

line-break

Quando seu ar-condicionado está desligado em um dia quente de verão, mas você se lembra do poder do resfriamento passivo 💡🌬️

Compartilhe O Canteiro

Ou copie e cole esse endereço:

Quer anunciar no O Canteiro?

Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Logo O Canteiro

Reply

or to participate.