- O CANTEIRO
- Posts
- Alexa, acenda a luz
Alexa, acenda a luz
Desde controlar suas luzes até monitorar sua segurança, automatize sua casa como um profissional



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
O futuro chegou: adote a conveniência e a eficiência da automação residencial
O Canteiro Memes


A automação residencial é como ter super poderes dentro da sua casa. Trata-se de usar a tecnologia para controlar e automatizar os sistemas e eletrodomésticos, como iluminação, aquecimento, segurança e entretenimento. Você pode controlar tudo do seu smartphone ou tablet, ou apenas usando sua voz com um assistente virtual como Alexa ou Google Assistant.
Algumas das tecnologias de automação residencial mais populares incluem termostatos inteligentes que aprendem sua programação e ajustam a temperatura para você, iluminação inteligente que pode ter sua intensidade controlada ou mudar de cor remotamente, sistemas de segurança inteligentes com câmeras, fechaduras e sensores de movimento que podem enviar alertas para o seu telefone e eletrodomésticos inteligentes como geladeiras e máquinas de lavar que podem ser controlados e monitorados remotamente para melhorar a eficiência energética e conveniência.
Arquitetos, designers de interiores e construtores podem fazer uso da automação residencial incorporando-a em seus projetos e planos de construção. Tornando mais fácil para os proprietários controlar e gerenciar suas casas, tornando-as mais eficientes em termos de energia e convenientes.
Alexa, bom dia!

Para controlar tudo isso, temos os assistentes virtuais, que aceitam comandos de voz primariamente. A Alexa reina suprema com uma participação de mercado de 70% no mercado de alto-falantes inteligentes. Google Assistant vem em segundo lugar com 25% e Siri com apenas 5%.
Olha mãe! Sem fios!
Implementar automação residencial nunca foi tão fácil! Já se foram os dias em que era necessário instalar um computador como servidor ou hub para automação e cabos especiais para acessar dados. Com o uso de Wi-Fi e Bluetooth, os dispositivos podem se conectar facilmente sem a necessidade de adaptação ou investimento durante a construção.

Você pode simplesmente conectar um dispositivo, baixar um aplicativo e adiocná-lo à sua rede doméstica. Isso torna possível automatizar sua casa rapidamente e com o mínimo de esforço.
Siri entrou no grupo

Com a proliferação de aparelhos domésticos inteligentes, já é possível encontrar uma vasta gama de dispositivos compatíveis entre si, mas ainda assim o mercado enfrenta limitações de padrões.
Mas não se preocupe, existem soluções desenvolvidas para integrar diferentes assistentes virtuais e plataformas, como hubs domésticos inteligentes, e sites como IFTTT que permitem automação personalizada entre dispositivos através de regras customizadas.
Há também um novo projeto que visa corrigir as limitações de protocolos de comunicação e fazer todos os dispositivos falarem a mesma lingua.
Project Connected Home over IP (CHIP), conhecido atualmente pelo nome de Matter, é um padrão aberto para automação residencial, desenvolvido pela Connectivity Standards Alliance (CSA) em parceria com Amazon, Apple, Samsung e Google.
A CSA visa implementar um padrão comum e aberto para conectar dispositivos e eletrodomésticos inteligentes, independentemente do fabricante ou plataforma. É baseado em protocolo de Internet (IP) e usa tecnologias sem fio existentes, como Wi-Fi e Bluetooth, para conectar dispositivos e torná-los interoperáveis. Isso significa que dispositivos de diferentes fabricantes podem trabalhar juntos de forma integrada e controlados por vários assistentes virtuais.
Então, fique de olho na hora de comprar e indicar produtos para ter certeza que estes já estão prontos para se comunicarem com o novo padrão universal da Matter.
Alguns cuidados…
Vale lembrar que o Wi-Fi e o Bluetooth têm limitações. Ao planejar seu sistema de automação residencial, é importante pensar no alcance do seu sinal Wi-Fi e garantir que ele seja forte o suficiente para cobrir todas as áreas da sua casa onde você deseja automação. Além disso, garanta que a rede seja segura para evitar violações de segurança.
Outra ponto importante é que apesar de não haver mais a necessidade de se instalar um computador dedicado para ser o servidor da casa inteligente, é preciso algum dispositivo que substitua tal tarefa e sirva de controlador da rede de automação, como um AppleTV ou Amazon Echo.
Em poucas palavras, a automação residencial visa tornar sua vida mais fácil, mais eficiente em termos de energia e segura. Com tantas opções e soluções disponíveis, nunca foi tão fácil transformar sua casa em uma casa inteligente.

Automação residencial: porque quem precisa sair do sofá?

Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço abaixo:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply