- O CANTEIRO
- Posts
- Elon Musk cria sua própria empresa de IA para rivalizar com a OpenAI
Elon Musk cria sua própria empresa de IA para rivalizar com a OpenAI
O empresário quer criar uma inteligência artificial do seu jeito
Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
Elon Musk cria sua própria empresa de IA para rivalizar com a OpenAI
Elon Musk voltou a ser notícia, e desta vez é por causa de seus planos de criar sua própria empresa de inteligência artificial para rivalizar com o ChatGPT. Mas por que? A resposta é simples: ele quer fazer as coisas do jeito dele.
Musk foi co-fundador da OpenAI em 2015 com o objetivo de desenvolver inteligência artificial geral usando um modelo sem fins lucrativos totalmente aberto e transparente. Ele queria garantir que a tecnologia fosse desenvolvida à luz do dia, onde todos pudessem ver acontecer e nenhuma entidade secreta pudesse monopolizá-la.
Elon Musk é conhecido por temer a inteligência artificial. Ele está particularmente preocupado com a possibilidade de que ela seja desenvolvida e implementada por indivíduos irresponsáveis que não levem em conta o seu potencial perigoso. No entanto, embora tenha receios, Musk entende que a IA é inevitável e que precisa ser criada do seu jeito, caso contrário, corremos o risco de enfrentar consequências imprevisíveis.
Em 2016, Musk construiu uma nova empresa chamada Neuralink, uma tecnologia de interface cérebro-computador que permitiria que a mente humana e a IA coexistissem no mundo digital. A esperança era que, se uma superinteligência humana aprimorada digitalmente pudesse enfrentar a superinteligência artificial em um campo uniforme, seria muito mais provável que eles trabalhassem juntos em simbiose e menos provável que a IA simplesmente nos esmagasse como insetos.
Avançando para 2018, Musk renunciou ao conselho da OpenAI. A razão? Bill Gates. Após a saída de Musk, a OpenAI anunciou que estava fazendo parceria com a Microsoft para utilizar sua tecnologia de supercomputador Azure para promover seu desenvolvimento em direção à inteligência geral artificial. Esse era exatamente o tipo de coisa que a OpenAI não deveria fazer, e eles também tiveram que fazer a transição de seu modelo de negócios sem fins lucrativos para algo chamado de fins lucrativos limitados.
Avançando novamente para 2021, a Tesla apresentou seu primeiro evento sobre os avanços de IA dentro da Tesla, chamado de AI Day. No palco, Musk diz ao mundo que a Tesla agora é líder global em tecnologia de inteligência artificial do mundo real. Sabemos que o sonho de Musk há muito é criar um veículo totalmente autônomo, que ele possa produzir em massa e implementar como uma frota de robôs-táxis que mudará fundamentalmente o transporte. No entanto, ele percebeu que a Tesla nunca resolverá a questão da direção totalmente autônoma até que eles primeiro resolvam a inteligência artificial aplicada ao mundo real.
Musk decidiu criar o seu próprio ChatGPT para rivalizar com o modelo da OpenAI.
Recentemente, ele conversou com Igor Babushkin, ex-engenheiro sênior de pesquisa de IA do projeto Deep Mind do Google, que também trabalhou na OpenAI. Há rumores de que Elon quer trazer Igor para o andar térreo de sua nova startup de IA, seja ela qual for.
O próximo grande projeto de IA da Tesla, depois do carro totalmente autônomo, é considerado um robô humanoide totalmente autônomo. Para que esse robô, conhecido como Tesla bot, seja totalmente funcional, ele precisa ter um modelo de linguagem próprio para poder se comunicar e responder aos humanos em tempo real.
A OpenAI, com ajuda significativa da Microsoft, desenvolveu o modelo de linguagem mais avançado do mundo. Se Elon deseja que o bot da Tesla tenha a capacidade de se comunicar com humanos em um nível de compreensão líder do setor, ele precisa fazer parceria com o OpenAI ou criar seu próprio modelo de linguagem que seja pelo menos tão bom ou melhor que o OpenAI. Mas isso é mesmo possível? A OpenAI tem uma grande vantagem inicial e muito dinheiro, mas Elon tem seus próprios truques na manga.
Uma das primeiras coisas que Elon fez depois de assumir o controle total do Twitter foi cortar o acesso da OpenAI ao banco de dados do Twitter,
que é uma fonte significativa de dados de idiomas. Elon agora tem acesso exclusivo em tempo real a todos os dados de idiomas do Twitter, o que lhe dá uma vantagem significativa e única quando se trata de dados para treinamento de IA. Além disso, a Tesla desenvolveu sua própria tecnologia proprietária de supercomputador chamada Dojo, que tem potencial para competir com os supercomputadores mais poderosos da Terra.
Com esses recursos, Elon tem potencial para treinar seu próprio software de IA, que pode se tornar um rival direto do ChatGPT.
Se o plano de Elon for bem-sucedido, ele pegará esse modelo de linguagem e o colocará em um robô humanóide totalmente autônomo que planeja produzir em massa na escala de milhões de bots por ano. Isso poderia criar uma economia inteiramente nova, baseada em mão-de-obra robótica ilimitada, que sem dúvida transformará o mundo de maneiras que só podemos imaginar. Então, se prepare porque as coisas vão ficar muito estranhas por aqui!
Mas e a verdadeira razão pela qual ele está fazendo isso? Ele quer ser capaz de controlar a IA e quer que seja feito do jeito dele. Quem sabe que tipo de estrago uma IA desonesta poderia causar se deixada por conta própria?
Concluindo, a decisão de Musk de criar seu próprio ChatGPT não se trata apenas de desenvolver uma melhor tecnologia de IA. Trata-se de controlar essa tecnologia e garantir que ela seja usada com responsabilidade. Trata-se também de garantir que ele possa realizar seus objetivos e sonhos para o futuro do transporte e do trabalho sintético. E quem sabe, talvez um dia estejamos todos andando em Tesla Robô-táxis conduzidos pela última versão do ChatGPT, tudo graças a Elon Musk.
Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!
Reply