- O CANTEIRO
- Posts
- Fachada de cerâmica 3D: A moda em Amsterdã nunca foi tão extravagante
Fachada de cerâmica 3D: A moda em Amsterdã nunca foi tão extravagante
Conheça o projeto do Studio RAP que combina tradição e inovação para criar uma obra-prima arquitetônica



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
Fachada de cerâmica 3D: A moda em Amsterdã nunca foi tão extravagante
O Canteiro Memes

O Studio RAP (Rotterdam, Holanda) é uma empresa de design de arquitetura que combina o poder do design computacional com métodos inovadores de fabricação digital.
Um de seus últimos projetos foi o revestimento da fachada de cerâmica para uma loja de moda na rua de compras mais luxuosa de Amsterdã. A fachada foi feita de azulejos de cerâmica impressos em 3D com um visual único e extravagante.
Através da combinação de métodos avançados de impressão cerâmica em 3D, design algorítmico e esmaltação artesanal, o potencial arquitetônico dos ornamentos e cerâmicas do século XXI é revelado. Os ornamentos algorítmicos desta fachada referem-se à arte de tecer, resultando em uma linguagem de design interessante.
Fachada de cerâmica
Usando algoritmos de design digital produzidos internamente, o Studio RAP explora como reinterpretar as qualidades decorativas e o vocabulário de design das cerâmicas esmaltadas históricas de Amsterdã. O design recria a silhueta da fachada original, estendendo a rua de três vias característica e mantendo o caráter geral do local.
A escala, tamanho, tipo e cor dos materiais decorativos estão em sincronia com os prédios vizinhos. No nível da rua, a fachada é revestida com grandes azulejos de cerâmica impressos em 3D medindo aproximadamente 40 x 20 cm, esmaltados em branco perolado, com um leve toque de amarelo. A alvenaria ornamentada começa no nível do solo e se torna mais expressiva no topo.
As fachadas dos andares superiores são feitas de tijolos impressos em 3D, esmaltados com três tons diferentes de vermelho. Os tijolos são construídos ao lado da ligação transversal da alvenaria original e possuem decoração abstrata. Eles são colados em tiras de aço inoxidável cortadas a laser.

O bloco decorativo mais expressivo fica na parte inferior desta parte da fachada e foi inspirado nas peças do museu Rijksmuseum, que possui uma grande coleção de cerâmicas de todo o mundo e fica próximo ao local.
O resultado é uma boutique de luxo única e atraente que se destaca entre os prédios próximos. A fachada é verdadeiramente uma obra-prima arquitetônica que combina tradição e inovação, criando uma expressão contemporânea da habilidade digital e artesanal.
A fachada é uma peça de design que certamente impressionará todos os que passarem por ela. A técnica de impressão em cerâmica 3D é relativamente nova e ainda não foi muito utilizada em projetos arquitetônicos. Esta fachada é um exemplo excepcional de como a tecnologia pode ser usada para criar algo realmente incrível.
Obrigado por ler mais uma edição do O Canteiro. Não esqueça de compartilhar com seus amigos e convidá-los a assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Quando a tecnologia e a tradição se unem, surge uma obra-prima arquitetônica
Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply