- O CANTEIRO
- Posts
- FGMF constrói prédio em torno de "praça semi-pública interna" em São Paulo
FGMF constrói prédio em torno de "praça semi-pública interna" em São Paulo
O POD Pinheiros possui uma mistura de varejo e residência, com uma área interna de varejo, varandas, passarelas e uma torre residencial. A FGMF criou um prédio que amplia o espaço público do bairro e é uma nova contribuição para a paisagem urbana de São Paulo.



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
FGMF constrói prédio em torno de "praça semi-pública interna" em São Paulo

O estúdio de arquitetura FGMF Arquitetos criou um arranha-céu multiuso em São Paulo chamado POD Pinheiros que inclui um átrio central ao ar livre. O prédio de 24 andares foi construído no bairro de Pinheiros, como habitação que simultaneamente cria espaço público vertical contendo lojas.
O POD Pinheiros consiste em oito andares de varejo, varandas verdes e passarelas dispostas ao redor de um átrio ao ar livre acessado pela rua. Uma torre residencial fica no topo do átrio. Do exterior, o prédio emprega cores e formas diversas na fachada, destacando os diferentes tipos e usos com volumes em forma de caixa que se projetam para a rua.
O oitavo andar é um espaço de lazer e comodidades que atua como separador entre os tipos de uso como varejo e residencial da torre. Uma variedade de canteiros foi instalada nas varandas internas e externas.
"A localização e o formato do terreno influenciaram a volumetria do POD, que surge de um grande vazio interno de proporções incomuns e interessantes, o pátio vermelho brilhante", disse o estúdio. "A torre se eleva com uma variedade de varandas verdes feitas de linhas e caixas, trazendo, até o topo, uma nova contribuição para a paisagem urbana."
A parte residencial do prédio é revestida em um material mais escuro e possui varandas e caixas de janela em tons de cinza e branco. Ele é composto por 127 apartamentos, incluindo seis duplexes.
No nível superior, há uma piscina e espaço lounge para os hóspedes.
Desenvolvido pela Nortis Incorporadora, o POD foi concluído no ano passado como parte do plano mestre de reurbanização da cidade. A FGMF é composta por Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz e tem sede em São Paulo. O escritório tem sido conhecido por utilizar formas empilhadas em seus projetos, como em uma casa em um terreno inclinado nos subúrbios da cidade.
São Paulo tem visto recentemente uma série de projetos de design e arquitetura que buscam revitalizar partes da cidade, a mais populosa das Américas. Além do POD Pinheiros, destaca-se a recente conclusão do seu arranha-céu mais alto como parte de um desenvolvimento na região leste. A cidade também viu o desenvolvimento de espaços únicos, como o Parque Minhocão, que transforma temporariamente uma rodovia elevada em um espaço verde, e o Farol Santander, um edifício histórico transformado em centro cultural com exposições e eventos. Esses projetos fazem parte de um esforço maior para tornar São Paulo mais habitável e atraente, ao mesmo tempo em que se preserva sua rica história e cultura.

Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply