- O CANTEIRO
- Posts
- Inovação em Biomateriais para a Indústria da Moda
Inovação em Biomateriais para a Indústria da Moda
Empresas Lideram o Caminho para um Futuro Mais Sustentável



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
Inovação em Biomateriais para a Indústria da Moda

Olá assinantes do O Canteiro! Hoje vamos compartilhar com vocês alguns dos últimos desenvolvimentos em biomateriais sustentáveis para a indústria da moda. Empresas inovadoras estão liderando o caminho na criação de novos materiais que não são apenas ecologicamente corretos, mas também oferecem propriedades e estéticas únicas.
Uma dessas empresas é Modern Synthesis que é especialista de inovação em biomateriais e já desenvolveu soluções radicais e regenerativas para a indústria da moda.
Com uma forte base tanto no design quanto na ciência dos biomateriais, seu objetivo é fornecer alternativas sustentáveis à base de celulose para reduzir a dependência da indústria de materiais derivados do petróleo. Eles têm um processo de tecelagem microbiana patenteado que usa bactérias para ‘tecer’ bio-têxteis e compósitos personalizáveis. Segundo a empresa, este material pode ser tingido e revestido de várias maneiras e produz emissões "significativamente menores" do que os têxteis tradicionais.
Jen Keane, cofundadora da Modern Synthesis, acredita que o processo de fabricação de tecidos tradicionais consome muitos recursos, como água e energia. Por outro lado, o biomaterial é feito transformando o açúcar residual em um novo material em menos etapas, com menos energia consumida durante o processo. A empresa já criou um protótipo usando esse biomaterial e espera que em breve seja adotado pela indústria em geral. Keane destaca que, como a celulose de bactérias já é dimensionada para outras indústrias, há uma riqueza de conhecimento no lado biológico que pode ser usado para ajudar a desenvolver esse material inovador.
As fibras de nanocelulose são muito pequenas, mas incrivelmente fortes - oito vezes mais fortes que o aço e mais rígidas que o Kevlar. Quando elas se aderem umas às outras, criam ligações fortes resultando em um material forte e leve. A Modern Synthesis cultiva a nanocelulose em uma estrutura de fio para criar um material que parece semelhante ao nylon ou ripstop, mas tem um toque seco e quente como celulose ou papel.
“Parcialmente um tecido tradicional e parcialmente um biofilme - um material compósito híbrido não tecido que é realmente fundamentalmente diferente de qualquer outra coisa que existe no momento” — Jen Keane - Fundadora da Modern Synthesis
Empresas como a Modern Synthesis estão dedicadas a construir materiais mais sustentáveis e permitir que eles prosperem no mercado. Ao fazer parcerias com marcas e organizações que compartilham seus valores, eles estão ajudando a reduzir o impacto ambiental, melhorar a conscientização sobre práticas sustentáveis e contribuir para a economia circular.

Esses novos materiais oferecem uma alternativa ecologicamente correta aos tecidos tradicionais e têm propriedades e estéticas únicas. Marcas como Stella McCartney, Hermès, Adidas e Nike já estão usando esses biomateriais em suas coleções. Ao apoiar essas iniciativas e escolher marcas que compartilham valores de sustentabilidade, podemos ajudar a reduzir o impacto ambiental da indústria da moda e contribuir para um futuro mais sustentável.
Obrigado por ler esta edição da newsletter ‘O Canteiro’. Esperamos que você tenha curtido a edição de hoje. Se você conhece alguém que também gostaria de aprender com este conteúdo, sinta-se à vontade para compartilhar este email.
Até a próxima!

Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply