- O CANTEIRO
- Posts
- NeRF: Não é aquele brinquedo que você está pensando
NeRF: Não é aquele brinquedo que você está pensando
NeRF é um modelo de aprendizado de máquina que pode ser usado para criar uma representação 3D
Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para hoje:
NeRF: Não é aquele brinquedo que você está pensando.
O Canteiro Memes
Já imaginou poder mostrar ao seu cliente como está ficando o banheiro do seu projeto, mas ao invés de mandar várias fotos estática, você manda um arquivo 3D do que esta vendo? Isso já é possível com a renderização neural, ou NeRF (Neural Radiance Fields), uma técnica que usa inteligência artificial e redes neurais para gerar renderizações 3D de cenas e objetos de forma incrível.
E tem mais, tem um app chamado Luma AI que melhorar suas fotos e vídeos, com edição automática, reconhecimento de objetos e até troca de fundo! E ainda dá pra acompanhar tudo em tempo real. E aí, já pensou em usar isso no seu próximo projeto?
Não acredita, veja esses exemplos (Clique nas imagens para ver os videos):
If you’re doing renovations, @LumaLabsAI is a pretty cool way to document the progress
— Tyler Stalman (@stalman)
3:44 PM • Jan 11, 2023
Here’s a #NeRF I captured on a festive day in NYC. I’m more and more impressed with this program. The more detail you throw at it the better it seems to compute @LumaLabsAI
— Morgan Visconti (@morganvisconti)
7:32 PM • Dec 15, 2022
Legal né, agora vamos um pouco mais a fundo na tecnologia e desenhar algumas linhas na areia para definir a diferença entre a fotogrametria tradicional e o uso de NeRF
Embora a fotogrametria e o NeRF sejam técnicas similares que podem ser usadas para criar modelos 3D de objetos e cenas, elas funcionam de maneiras ligeiramente diferentes.
A fotogrametria baseia-se em tirar várias fotografias (muitas mesmo) de um objeto ou cena de diferentes ângulos e, em seguida, usar um software especializado para analisar as imagens e extrair informações sobre a forma, posição e tamanho dos objetos na cena para criar uma nuvem de pontos 3D. Um processo tedioso e longo e que precisa ser feito com muito cuidado para alcançar bons resultados.
Por outro lado, o NeRF é uma técnica de aprendizado de máquina que usa redes neurais para gerar renderizações 3D de objetos e cenas. Você também irá capturar muitas imagens mas de uma forma mais simples e elegante, como se estivesse filmando o ambiente. Ele pega um conjunto de imagens 2D do video e as usa para aprender a estrutura 3D do objeto ou cena. O modelo pode então ser usado para gerar novas visualizações de qualquer ponto de vista.
Isso não é um vídeo e sim um objeto 3D!
Imagine o NeRF como uma derivação super poderosa da fotogrametria, gerando modelos 3D foto-realistas a partir de fotografias comuns, tornando a comunicação do seu projeto com o cliente mais fácil e precisa.
Na arquitetura, o NeRF pode ser usado para criar visualizações realistas de edifícios e espaços, permitindo que arquitetos e designers comuniquem melhor suas ideias e conceitos aos clientes e partes interessadas. Além disso, é possível usar a tecnologia VR ou AR para permitir que os clientes experimentem o espaço em um ambiente virtual, ou mesmo para análise mais técnica do projeto.
Legal, então já posso experimentar?
Claro! Como você assina essa newsletter que busca sempre trazer as coisas mais interessantes primeiro, você pode começar a testar algumas das soluções disponíveis para o seu telefone:
Luma AI é o exemplo que usamos no começo desse email e é um app gratuito, mas oferece compras dentro do aplicativo para desbloquear alguns recursos. Com ele você consegue gerar cenas em 3D e melhorar imagens e videos.
Polycam é outro app para iOS que usa a técnica de fotogrametria aliada a tecnologia AR para escanear cenas e criar modelos 3D delas. Ele permite que os usuários digitalizem uma sala usando a câmera do iPhone ou iPad e criem um modelo 3D detalhado da sala que pode ser usado para vários fins, como design de interiores, planejamento de espaço e realidade virtual. O aplicativo usa uma técnica chamada localização e mapeamento simultâneos (SLAM), que combina dados da câmera e dos sensores do dispositivo para criar um modelo 3D da sala em tempo real. Por isso você conseguirá resultados melhores com telefones que contam com sensor LIDAR, aquela bolinha preta perto das lentes da câmera em iPhones mais sofisticados.
Boom 🔥🔥
Check out the new auto measure feature for Room Mode scans in the latest update 3.0.3 📏
— polycam (@Polycam3D)
6:58 PM • Jan 13, 2023
O aplicativo é fácil de usar, você só precisa andar pela sala enquanto segura o dispositivo. Após a conclusão da digitalização, os usuários podem visualizar o modelo 3D, fazer medições e até mesmo exportar o modelo para outros softwares.
Isso pode ser particularmente útil para quando você precisar tirar as medidas de um ambiente para criar propostas.
No caso do Polycam, na última versão do app já é possível testar uma solução lançada pela Apple em tecnologia AR para escanear salas e criar modelos 3D. A empresa desenvolveu o ARKit, uma estrutura que permite aos desenvolvedores criar experiências AR para dispositivos iOS. Com o ARKit, os desenvolvedores podem criar aplicativos que podem detectar e rastrear o ambiente do usuário e colocar objetos virtuais no mundo real.
Parece bruxaria!
Vale ressaltar que existem outras alternativas no mercado como Canvas, RoomScan Pro, Matterport e MagicPlan. Todos eles têm funcionalidades e usos semelhantes aos do Polycan e Luma AI, mas com ferramentas, preços e objetivos diferentes.
Nossa missão no "O Canteiro" é dar uma visão detalhada das melhores opções disponíveis, para que possa fazer a melhor escolha a suas necessidades.
Compartilhe nossa newsletter com seus amigos e não se esqueça de ficar de olho em nossa próximas edições, onde contaremos as descobertas e experiências com essas ferramentas que estão mudando o cenário da construção.
Estamos empenhados em fornecer a você as informações mais precisas e informativas para ajudá-lo em seu trabalho. Portanto, fique atento e deixe-nos saber se você tem alguma dúvida ou sugestão para nossa análise. Basta responder a esse e-mail.
No geral, o NeRF tem o potencial de revolucionar a maneira como arquitetos e designers criam e comunicam seu trabalho, proporcionando uma maneira mais imersiva e interativa de experimentar e analisar projetos.
Quando você tenta medir um edifício com fotogrametria ou NeRF e o resultado...
Giphy
Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!
Reply