O que está na sua bolsa?

Vamos falar sobre o que eu realmente carrego na minha bolsa

Logo O Canteiro
O Canteiro
line-break

Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as suas abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!

O que preparamos para hoje:

  • O que tem em sua bolsa, arquiteto?

  • O Canteiro Memes

line-break

Hoje estou animado para compartilhar com você um e-mail no estilo "O que tem na minha bolsa".

Um gato na mochila

O tempo que passamos em canteiros de obras sem dúvida nos tornam profissionais melhores. Durante a construção, visito o local da obra o mais frequentemente possível. É a melhor maneira de evitar surpresas e manter as linhas de comunicação abertas com a equipe de construção e estar preparado para o dia na obra.

Neste e-mail quero apresentar além do básico que devemos carregar na mochila, bolsa ou mala de qualquer profissional da construção (pensou na trena, certo?).

Tecnologia, tecnologia, tecnologia e algo mais...

Antes de sair e começar a destrinchar os equipamentos que mantenho comigo, sempre tenho um plano organizado para a visita, pois a obra pode ser um lugar movimentado e isso garante que eu não esqueça nada enquanto estiver por lá.

Para a organização pessoal de notas, referências e listas de tarefas, uso o software/plataforma Notion, pois ele sincroniza com todos os meus dispositivos em tempo real e oferece talvez milhares de maneiras de exibir dados de uma forma elegante e fácil de usar. E você ainda pode pegar diversos modelos de conteúdo que outros usuários montam e oferecem on-line para você copiar e usar.

Com minhas listas de tarefas e agenda de reunião prontas, verifico os desenhos e as anotações de reuniões anteriores para me familiarizar com o trabalho que vou visitar e atualizo meu iPad com a versão PDF atual dos documentos contratuais.

Agora, vamos falar sobre o que eu realmente carrego na minha "bolsa"

A Mochila

Eu prefiro usar mochilas, pois são mais ergonômicas e ajudam a não cansar demais na hora de levar de um lugar ao outro. A minha é uma mochila INCASE que possuí compartimentos internos para câmeras fotográficas. Feita de material de nylon balístico durável e tecido resistente à abrasão que repele os elementos.

As Câmeras

Eu costumo usar diferentes câmeras, incluindo uma DSLR tradicional para quando preciso obter um visual mais profissional. A minha é uma Canon T2i, que possui uma boa qualidade de imagem e quando aliada a lentes profissionais eu obtenho ângulos e detalhes que o telefone celular não consegue fazer. As fotos dessa câmera são incríveis, principalmente quando uso uma lente angular Canon EF 16-35mm f4L IS ou uma Canon EF 100mm f2.8L IS para obter detalhes e macros.

Recentemente comecei a usar uma câmera 360º, a minha opção foi a Insta360 One X2, para que eu possa navegar pelo local fotografado de maneira imersiva além além de facilmente compartilhar o progresso de um projeto de construção com os clientes.

360º timelapse

Mas, se você busca algo ainda mais avançado e profissional, existem soluções de software como o Cupix, que cria uma gêmeo digital da obra através das imagens que essa camera 360º pode capturar. É incrível e você precisa conhecer.

De vez em quando também carrego um drone para takes que permitam explorar ponto de vistas elevados da geografia local.

O Computador e o Tablet

Também trago meu laptop e tablet. Em meu último upgrade, adquiri um MacBook Air M1, super leve e rápido além de um iPad Air, que junto ao uso de algo mágico como o Apple Pencil e apps como o Procreate, posso fazer anotações de sobreposição em arquivos de projetos sem precisar carregar muito papel. Ah, e nunca esqueço de um bom e velho caderno para anotar e fazer esboços rápidos.

iPad e Apple Pencil

Outros acessórios e energia

Também trago um power bank, já que para manter tudo rodando não posso contar com uma tomada sempre por perto.

Na parte analógica, carrego alguns rolos de fita adesiva, além de alguns adesivos em branco para rotular as coisas. Super prático antes de fotografar e lembrar do que se tratava.

Levo também alguns itens pessoais, como meu rastreador AirTag, para me deixar mais seguro sobre a localização da minha mochila. 

Espero que você tenha gostado desta breve descrição do que eu carrego em canteiros de obras. Lembre-se de que não há uma configuração perfeita para uma bolsa diária, mas estar organizado e preparado é o melhor conselho que posso dar. E, é claro, não se esqueça de levar o bom humor e uma atitude positiva - sempre ajuda a levantar o astral quando as coisas ficam tensas no canteiro de obras. Até a próxima!

line-break

Quando você está no canteiro de obras com sua bolsa de arquiteto organizada e suas listas de tarefas prontas, mas ainda assim acaba esquecendo a trena

Quando você esqueça a trena

Compartilhe O Canteiro

Ou copie e cole esse endereço: 

Quer anunciar no O Canteiro?

Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Logo O Canteiro

Reply

or to participate.