- O CANTEIRO
- Posts
- Revolucione seu Design com Preenchimento 3D: A Nova Fronteira da Arquitetura com IA
Revolucione seu Design com Preenchimento 3D: A Nova Fronteira da Arquitetura com IA
Fill3D: Crie Renderizações Realistas e Personalizadas em 3D com Apenas Descrições



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter de 5 minutos de coisas legais que encontramos por ai!
O que preparamos para hoje:
A revolução no mundo do design e arquitetura não para

Caros arquitetos e profissionais da construção,
A revolução no mundo do design e arquitetura não para e hoje mais uma novidade: o Preenchimento 3D com Inteligência Artificial. Não é novidade que a Inteligência Artificial é capaz de criar design interessantes, mas o avanço nessa tecnologia começa a entregar ferramentas realmente úteis para o dia a dia.
Esta inovação promete transformar a maneira como criamos e visualizamos projetos de design, trazendo praticidade e realismo sem precedentes.
O Fill3D, permite que você carregue uma fotografia de um ambiente vazio e, com simples retângulos e descrições, adicione mobiliário e elementos de decoração. O resultado? Uma imagem fotorrealista em poucos minutos.

Os resultados realistas são impressionantes. Diferentemente de outras soluções, o Fill3D realiza o preenchimento de forma generativa em 3D, considerando a iluminação com precisão, resultando em imagens sem deformações ou falhas. Além disso, a geração dos resultados é surpreendentemente rápida, geralmente em menos de um minuto para a maioria das imagens, e de 1 a 2 minutos para imagens em alta resolução.
A qualidade é outra vantagem notável. Os resultados são gerados na mesma resolução da imagem que você carrega, podendo chegar a 4K ou até mais. Não é mais necessário se contentar com resoluções limitadas de 512x512.
Ainda existe a possibilidade de refinar e regerar os resultados quantas vezes desejar, sem custos adicionais. É um convite para aperfeiçoar sua visão até que esteja perfeitamente alinhada com seus ideais criativos.
Além da inovação trazida pelo Fill3D, queremos compartilhar com vocês uma novidade fascinante que promete impulsionar a forma como vemos a visualização 3D: o Gaussian Splatting. Já comentamos na newsletter passada a respeito dessa nova técnica de leitura 3D a partir de fotos, mas agora o assunto ganhou tração e estão surgindo as soluções amigáveis para os consumidores poderem testar.
O Polycam, famoso applicativo de captura de 3D disponibilizou em seu site a ferramenta que transforma suas fotos em cenas 3D rica em detalhes utilizando dessa nova tecnica
Oof this one. So good!
poly.cam/capture/9e7e59…
— polycam (@Polycam3D)
3:18 AM • Sep 29, 2023

Confira a galeria de cair o queixo no site da Polycam
Legal né, se desejar entender com mais detalhes técnicos como isso funciona, eu te explico:
O Gaussian Splatting é uma técnica de rasterização para reconstrução e renderização em 3D. Recentemente, pesquisadores da Inria (Université Côte d’Azur) e do Instituto Max Planck publicaram um artigo inovador delineando um processo para gerar os dados necessários para o Gaussian Splatting em 3D a partir de um conjunto de imagens. Recomendamos a leitura completa do artigo para obter todos os detalhes.
O que é Gaussian Splatting em 3D?
O Gaussian Splatting representa uma cena em 3D como milhões de partículas - Gáusses 3D. Cada Gauss 3D possui uma posição, orientação, escala, opacidade e cor dependente da visão. Para renderizar essas partículas de forma eficiente, elas são convertidas para o espaço 2D ("splatting") e organizadas/ordenadas para uma renderização eficaz.
Você pode criar uma reconstrução Gaussian Splatting diretamente nesta página! Basta tocar no botão 'Criar' acima e seguir as instruções para configurar uma conta/perfil.
Como eu crio um splat?
Para criar uma reconstrução Gaussian Splatting, você precisa de um conjunto de imagens entre 20 e 200, nos formatos PNG ou JPG, seguindo as melhores práticas de fotogrametria. Imagens uniformemente nítidas e bem iluminadas produzem as reconstruções de mais alta qualidade.
Posso importar splats para outros softwares?
Atualmente, a maioria dos softwares 3D não oferece suporte ao Gaussian Splatting, mas comparado a outras técnicas baseadas em campos de radiação, como NeRFs, os Gaussian Splats têm um caminho muito mais fácil para serem integrados em renderizadores existentes. Além disso, alguns plugins já existem para Unity e Unreal, e novos estão sendo lançados a cada semana.
Estamos empolgados para que você experimente essas inovações. Uma nova porta se abre para a criatividade, com ferramentas que permitem realizar tarefas complexas em questão de minutos, liberando tempo e espaço para que você possa se dedicar à criação sem barreiras complexas para a produção.
Agradecemos por ler mais uma edição de O Canteiro e não hesite em entrar em contato respondendo a este e-mail ou deixando seu comentário.

Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply