- O CANTEIRO
- Posts
- Reforma ou Retrofit?
Reforma ou Retrofit?
Entenda a diferença e aprenda a escolher



Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!
O que preparamos para você hoje:
Reforma ou Retrofit: Entenda a diferença e aprenda a escolher.
O Canteiro Memes

Você sabe qual a diferença entre fazer uma reforma ou um retrofit?
De forma simples: Imagina que você quer dar uma atualizada no seu lar, mas não quer perder a identidade da sua casa. Então a solução pode ser o retrofit!
Retrofit é modernizar e atualizar seu espaço respeitando a arquitetura e o design originais. É uma forma de dar vida nova à sua casa ou prédio sem derrubar tudo e começar do zero.
Enquanto a reforma tem como objetivo mudar completamente o projeto de um ambiente, o retrofit busca atualizar o que já existe, mantendo a originalidade do projeto. Além disso, o retrofit costuma ser mais rápido e econômico do que uma reforma, e pode ser uma ótima opção para quem quer dar uma renovada sem gastar tanto tempo e dinheiro.
Por outro lado, uma reforma é quando decidimos mudar tudo. É uma abordagem mais drástica que envolve derrubar paredes, substituir luminárias e eletrodomésticos e, basicamente, dar ao espaço uma aparência completamente nova.
Mas o que significa essa palavra, Retrofit?

O termo Retrofit vem do inglês e significa "atualizar ou modernizar algo que já existe”. É um conceito super legal que pode economizar dinheiro, tempo e dor de cabeça.
Falando em dor de cabeça, vale destacar alguns pontos problemáticos, tanto do retrofit como da reforma tradicional.
No Retrofit temos algumas limitações, como:
Você fica limitado quanto ao que pode ser alterado (já que o objetivo é preservar a arquitetura original).
Você também não poderá resolver completamente todos os problemas com o espaço, o que pode gerar arrependimentos posteriormente.
Já em relação a reforma, podemos destacar negativamente:
Alto custo.
Maior tempo de construção.
Mais chances de problemas inesperados surgirem durante a construção.
Mas não se preocupe, em ambos os casos existem soluções que nunca devem ser ignoradas. Então vamos sempre te lembrar delas.

Confira algumas maneiras de fazer com que seu projeto de retrofit ocorra sem problemas:
Trabalhe com uma equipe de profissionais com experiência, principalmente quando o objetivo é manter a personalidade de um ambiente
Planeje e orce cuidadosamente o trabalho a ser feito. Não se preocupe em gastar um tempo extra com essa etapa, ela vai compensar
Considere fasear o projeto para minimizar as interrupções em sua vida diária. Execute o que for mais urgente no conforto e segurança
Mas se você decidir fazer uma boa e conhecida reforma completa, também temos algumas sugestões:
Contrate um gerente de projeto profissional para supervisionar o processo de renovação e coordenar com os vários empreiteiros e fornecedores envolvidos. Isso pode ajudar a garantir que o projeto permaneça no caminho certo e dentro do orçamento.
Defina metas e expectativas claras no início do processo de reforma e comunique-se regularmente com os empreiteiros e outros profissionais envolvidos para garantir que todos estejam na mesma página. Isso pode ajudar a evitar mal-entendidos e atrasos.
E se você ainda está em dúvida sobre qual abordagem é melhor para você, lembre-se disso: um retrofit geralmente é mais rápida e barata do que uma reforma e permite que você preserve o caráter único do seu espaço. Além disso, é uma ótima maneira de reduzir o desperdício e ser mais sustentável!
Pensando em sustentabilidade? Existe um Retrofit perfeito para você!
Ao pensar em um projeto de sustentabilidade, podemos fazer um retrofit de energia, ou seja, a atualização de um edifício para melhorar a eficiência e reduzir o consumo de energia.
Isso pode incluir medidas como melhorar o isolamento, vedar vazamentos de ar, instalar janelas e portas de eficiência energética, além de sistemas de energia renovável como painéis solares ou turbinas eólicas.
O objetivo é reduzir a quantidade de energia usada pelo edifício, o que ajuda a reduzir custos e emissões de gases de efeito estufa.
Existem ferramentas e recursos para ajudar a planejar e realizar o retrofit, incluindo programas específicos de simulação de energia como o Green Building Studio da Autodesk ou plugins avançados, como o Sefaria, feito para o Sketchup.

Bom, né? O retrofit é uma ótima oportunidade para atualizarmos esteticamente o projeto de um cliente antigo, sem gastar tanto tempo e dinheiro com uma reforma completa ou criar soluções de eficiência energética. E veja, só 12% dos escritórios de arquitetura fazem esse tipo de trabalho com clientes já existentes. Que tal aproveitar essa oportunidade de negócio?


No final das contas, a decisão entre reforma e retrofit depende de suas necessidades e objetivos. Se você está procurando mudanças radicais e um projeto completamente novo, talvez a reforma seja a melhor opção para você. Mas se você quer atualizar o seu espaço sem perder a originalidade do projeto, o retrofit pode ser a escolha certa.
Lembre-se de trabalhar com uma equipe de profissionais experientes, planejar e orçar cuidadosamente o trabalho a ser feito e considerar fasear o projeto para minimizar interrupções em sua vida diária.
"Se é pra mudar, mude pra melhor. Se é pra melhorar, melhore o que já existe".

Quando você quer uma reforma, mas o seu arquiteto te apresenta o retrofit como uma opção mais inteligente #obrigadoporperceber

Compartilhe O Canteiro
Ou copie e cole esse endereço:
Quer anunciar no O Canteiro?
Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Reply