Você conhece a tecnologia V2G?

Uma alternativa para uma rede de energia mais confiável e sustentável.

Logo O Canteiro
O Canteiro
line-break

Olá, esse é O Canteiro, a newsletter que combina todas as abas abertas em seu navegador em um simples e-mail de 5 minutos!

O que preparamos para você hoje:

  • V2G: Uma alternativa para uma rede de energia mais confiável e sustentável.

  • O Canteiro Memes

line-break

Você conhece a tecnologia V2G? Uma alternativa para uma rede de energia mais confiável e sustentável. 🍃

Como arquitetos e profissionais da construção, é importante manter-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos da indústria e nas alternativas sustentáveis. Uma tecnologia que está ganhando força nos últimos anos é a chamada V2G (do inglês Vehicles To Grid), ou Veículo Para Rede.

Mas, o que isso realmente tem a ver com sustentabilidade?

O V2G permite que veículos elétricos sejam usados como fonte de armazenamento de energia - carros elétricos possuem grandes baterias que não são utilizadas 100% diariamente - alimentando à rede através do uso do excesso de energia nas baterias*. 

* O computador do veículo elétrico habilitado para V2G pode analisar os padrões do motorista e prever quando o carro terá excesso de energia disponível. Esse excesso de energia pode ser realimentado na rede por meio do sistema V2G, ajudando a equilibrar as flutuações na demanda e a reduzir a necessidade de usinas de energia de combustíveis fósseis. O software também pode se comunicar com o operador da rede para determinar os melhores horários para fornecer energia excedente, garantindo que ela seja usada da maneira mais eficiente possível.

Embora a adoção da tecnologia V2G tenha o potencial de melhorar muito a confiabilidade e a sustentabilidade da rede de energia, ela ainda enfrenta alguns desafios.

Conte mais...

O maior problema tem sido a falta de apoio dos fabricantes de automóveis e das empresas responsáveis pelas redes de energia. No entanto, à medida que a tecnologia se torna mais difundida, começamos a ver mais empresas embarcando.

A Tesla por exemplo, tem trabalhado em uma rede de distribuição de energia chamada VPP (do inglês Virtual Power Plant) ou em português Usina de Energia Virtual que consegue fazer uso da tecnologia V2G, painéis solares e até baterias residenciais para ajudar a atender à crescente demanda por eletricidade. O melhor é que os participantes dessa rede virtual de geração de energia, conseguem faturar uma grana vendendo o excedente que produzem ou acumulam em seus veículos elétricos. Legal, né?

Há também vários países e regiões que estão liderando o caminho na adoção da tecnologia V2G. A Dinamarca, por exemplo, implementou vários projetos-piloto para testar a viabilidade do uso de veículos elétricos como fonte de estabilidade da rede e vem colhendo bons resultados.

No geral, o futuro parece brilhante para a tecnologia V2G. Ela tem o potencial de melhorar muito a confiabilidade e a sustentabilidade da rede de energia o que irá beneficiar a todos.

line-break

Quando você percebe que pode usar seu carro elétrico para alimentar sua casa durante um apagão 🔌🚗🔋💡💪

Orgulhoso

Compartilhe O Canteiro

Ou copie e cole esse endereço:

Quer anunciar no O Canteiro?

Preencha esse formulário e entraremos em contato em breve!

Logo O Canteiro

Reply

or to participate.